Arduino, micro controlador

|




Certamente este é o micro controlador que mais ganha adeptos, pequeno, prático, barato e com uma aparência realmente amigável.


O Arduino é uma placa de controle I/O baseada no microcontrolador Atmega (Atmel), que serve de controle para diversos outros sistemas, porém o diferencial desta placa é que ela é desenvolvida e aperfeiçoada por uma comunidade que divulga as suas placas e seus códigos de aplicação, pois a concepção da placa é open-source.
Mas o que é um microcontrolador?
  • Basicamente é um "cerebro", um dispositivo capaz de tomar decisão. Um sketch(código) delimita as regras e o microcontrolador é o responsável por interpretar e agir.
Existem modelos com 8k, 16k, 32k, 64k e 128 KB  de memória e o leque so tem aumentado.
   
                                Arduino Mega 128 KB


É possivel encontrar com porta serial, com porta USB ou mesmo Bluetooth.
Devido aou sua "Fonte Abert"(open source), a comunidade que gosta do arduino tem desenvolvido e divulgado variações aperfeiçoamentos desta placa. Até mesmo a iniativa privada tem investido em novos modelos e dispositivos compativeis com o bixo.
Há também os chamados: Shields, estes "escudos" são acoplados agregando poderes ao arduino como coneta-lo a internet, controlar motores, tocar mp3, dentre outros. Exemplos:
 
Arduino Ethernet Shield

  
Wave shield 

E há uma infinidade de sensores como sonar, acelerometro, infra vermelho, temperatura, pressão, que é possível conectar ao aoduino e fazer seus projetos.

0 comentários:

 

©2010 Brasilrobotics | by Gamesh_