The Arduino Documentary (2010)

|




Audio em inglês e legendas em espanhol
Trata-se de um documentário sobre a tão falada placa Arduino divirtam-se.

Fonte de Bancada - Projeto Completo

|


Certamente uma fonte de bancada é um item indispensável para um desenvolvedor. Como não podia faltar desenvolvi um proejto de fonte regulável e vou compartilhar as peripércias que enfrentei ao longo desta jornada.
Muitas fotos e os arquivos para modificação e montagem estão disponiveis aqui.
Basicamente esta é uma fonte de 90W que fornece tensão de 1,2V a 30V com 3A variável e possui uma saida fixa de 5V com 1A que também pode ser rapidamente configurada para outras tensões com 78xx.
Veja todo o projeto.

O mOraNgo que CrescE na FábrIcA?

|



Pasmem senhores! Por mais alucinante que pareça a tecnologia robótica está mudando os velhos costumes.
No momento a mão de obra é barata e pouco especializada então não é "conveniente" para o Brasil coletar morangos com máquinas. Mas já é possível fazer a coleta dos "bichinho vermelhos" usando o reconhecimento de cores e uma CNC bem elaborada.
Certamente essa é uma tecnologia necessária para exploração de novos planetas como Marte e também para substituição do trabalho braçal pelo intelectual.
Logo quem detiver o domínio destas tecnologias certamente estará mais apto a fincar sua bandeira em solos longínquos. Ouviu... Brasil? 
Veja vídeo para mais detalhes.

Barata ganha corpo robótico

|





Faz algum tempo que este projeto foi divulgado mas sempre que revejo seu vídeo fico intrigado com a simplicidade e com a simbologia fantástica que ele carrega.
Trata-se de uma barata sobre um corpo robótico. Este "corpo" detecta com sensor infravermelho um obstáculo e mostra para a barata com luzes o que há na sua frente. É como dar garras de aço a um inseto.
A grade sacada ao meu ver é propor uma interação biológica e eletromecânica.
Veja o vídeo para mais informações.

Desmontando câmera Canon Power Shot A70

|


É fantástico imaginar como um feixe de luz que se propaga na velocidade de 299 792 458m/s e que esse único momento possa ser eternizado numa película de filme e durar séculos.
Mas hoje já não se fala mais em película, muito menos em negativo. O mundo da câmeras tornou-se digital e a eletrônica vem impregnando nosso modo de ver pela ocular. 
Pois bem... apresento a vocês um pouco do que torna tudo possível. 
Veja as entranhas de uma câmera Canon Power Shot A70.
As imagens são contribuição de Fernando Pacheco.  

Robôs Made in Brasil

|

E não que o pais da "Ordem e do Progresso" está procurando um lugar ao sol? O Brasil da seus primeiros passos na tecnologia de ponta voltada para a robótica e  tem robôs bem interessantes.
Vale a pena conferir um pouco mais da reportagem: Robôs Made in Brasil.

 

©2010 Brasilrobotics | by Gamesh_