Hackeando uma Barata e fazendo um robô com ela!

|


Já se imaginou como o corpo mecânico de uma barata interage com os pulsos elétricos do seu sistema nervoso?
No vídeo é apresentado um tutorial de como operar cirurgicamente uma barata e acessar seu "hardware" e enviar informações por controle remoto. É quase como hackear uma barata e torná-la um "robô" por controle remoto.
A proposta é muito interessante e nós faz pensar mais sobre a integração entre biologia e tecnologia.
Veja o vídeo aqui.



Veja o vídeo na integra(inglês):


Uma breve descrição do vídeo:

A ideia é enviar sinais elétricos para a barata e controla-la.
Então usam-se fios bem finos que são conectados nas antenas onde tem terminais nervosos responsáveis por informar  se há algo na frente ou nas laterias. Uma espécie de sensor de distância ou obstáculo.
Um controle remoto de dois canais por infra vermelho envia tensão para uma antena ou outra, fazendo-a achar que se chocou com um obstáculo e assim desviar.
Uma abordagem menos mutiladora poderia fazer a comunicação direta com a "central" nervosa do inseto e quem sabe gerar uma épécie de windows ou linux onde os fluxos de dados são convertidos em um padrão que possamos interagir e quem sabe "bater um papo" com elas. Mas certamente a conversa não seria das mais empolgantes.
Homem: Você comeu meu queijo?
Barata: hum...

12 comentários:

Anônimo disse...

"A proposta é muito interessante e nós faz pensar mais sobre a integração entre biologia e tecnologia."

Cara, e se colocasse um fio em cada oralha sua e ficesse te dando choque, como voce reagiria???

Pensa nisso....

Brasilrobotics disse...

Ola anônimo

Acho que você nao entendeu bem do que se trata.
Neste exato momento voce está recebendo choques na sua orelha.

Seu coraçao bate por receber choques. Pulsos eletricos.
E seu corpo é uma tempestade elétrica.
A proposta é subistituir os pulsos enviados automaticamente pelo corpo por um sinal que seja de nosso interesse.
Um grande avanço nessa área permitiu o desenvolvimento do marcapasso, que hoje salva muitas pessoas e quem sabe a sua um dia.
Ficou mais claro agora?


Lembre-se que existe uma grande diferença entre receber um raio e receber um sinal elétrico para piscar os olhos por exemplo.
Recomendo estudar mais biologia, quimica e fisica para evitar cair no senso comum o que costuma ser muito danoso.


Brasilrobtics

Karla disse...

Pois é, e o tratamento que minora a dor em meu nervo ciático é a base de eletroestimulação dos músculos que sustentão a base da minha coluna, e assim minha hérnia sofre menos pressão do meu peso corporal.

Visto por esse lado objetivo da ciência da até para compreender, mas visto pelo lado humano qualquer 'mutilação' em qualquer espécie animal parece tortura. Por outro lado, se não fosse pelo sacrifício de alguns deles não teriámos a medicina no estágio em que se encontra. E afinal quantos outros animais são sacrificados em vão para fartar nossa mesa e deixamos apodrecer no congelador pq esquecemos o prazo de validade,ou simplesmente, não o comemos no tempo ideal. E não falo apenas de animais, muitos vegetais tbém são desperdiçados e não deixam de ser seres vivos. Tudo é uma questão de ângulo de visão.

Mas eu jamais faria isto com uma barata, eu a mataria pq tenho nojo kkkkkk, e pelo q entendi ela está apenas paralizada pela temperatura baix do gelo. Acho q não conseguiria fazer isso nem de luvas. Arghh!!! %\

Anônimo disse...

Concordo com o Anônimo e acho que essa foi uma pesquisa mto inútil

Unknown disse...

não tem como fazer as instruções em português, pois não sou bom em inglês, e gostei muito da ideia e estou querendo faze-la na escola, em uma feira de ciências!!Obrigado

Brasilrobotics disse...

Olá

Perceba que a barata é bem diferete da que temos no Brasil. As antenas tem um calibre bem maior permitindo a entrada dos fios.
Não recomendamos fazer uso das técnicas apresentadas para fins recreativos. É importante o bom senso.
Sobre a tradução: o ideal é pedir ajuda a alguem que saiba para melhor entender o vídeo.

Anônimo disse...

A gente já escraviza tantos outros animais e de tantas outras formas, né? Então é claro que só mais essa é de boa.

Anônimo disse...

Não pode hackear a barata, mas pode matá-la com chinelo ou veneno.. gente hipócrita!

Anônimo disse...

O que usa para hackear a barata? gostei e estou querendo fazer

Anônimo disse...

Que idiotice... Para mim não tem nada de interessante nisso, para mudar o curso de uma barata não precisa de nada disso, basta vc ou qualquer coisa entrar na frente dela que suas antenas orientam ela a mudar de rota.creio que exista coisas muito mais interessantes de se fazer em robotica do que ficar mutilando qualquer tipo de espécie desnecessariamente como forma de diversão. por favor, Evoluam.

Na história disse...

Na verdade vejo uma grande ideia, sim é possível criar verdadeiros robôs, mas para isso precisaríamos estudar todo o sistema nervoso da barata e assim criar um mecanismo coerente e quem sabe utilizarmos na deficiência física humana.

Unknown disse...

Muito louco!
Parabéns por divulgar esse trabalho incrível!!!
Nossas baratas são pequenas, mas as amazônicas são do tamanho de um rato, para quem tem medo, dormir em ranchos na Amazônia é impraticável, pois as caranguejeiras (aranhas grandes e peludas conhecidas popularmente aqui no Sudeste e Sul por tarântulas) as perseguem e as vezes essas baratas se jogam do telhado, parece que caiu uma pedra no chão, pois são animais realmente grandes, portanto não teremos priblemas de calibre :-)
Esse ano vou lá novamente, e trarei mais insetos. Ano passado trouxe um escorpião super pequeno (tamanho inversamente proporcional ao potencial tóxico de sua peçonha, portanto é um animal muito perigoso!) e queria ter entregue ao butantã. Sobreviveu 14 dias comigo enquanto eu estava em Rondônia, mas morreu na viagem de volta :-( na correria eu despachei o recipiente ao invés de trazê-lo comigo, o frio e o ar rarefeito certamente o mataram. Mas esse ano trarei escorpiões para fazer soro e baratas maiores que minha mão (sem exagero, e tenho 1,90, antes de piadinhas, todo meu corpo é proporcional ;-).

Comprem na Loja! É barato, bom e o @Brasilrobotics é um excelente vendedor.

PS: vão pro inferno falsos ambientalistas! Vcs já levaram tiro pra defender a Amazônia de criadores de gado, que muitas vezes são políticos? Duvido, mas eu já, sou Engenheiro Ambiental, e se querem mesmo fazer algo pelos animais, vamos comigo pra Rondônia registrar incêndios propositais, filmar capangas matando pessoa, etc... Se não podem fazer isso e ainda por cima são veganos pra não matar bichinhos (cuja alimentação é a base de soja, a cultura mais destrutiva em termos ambientais do Brasil, portanto vc pode não matar vaca, mas está matando paca, ema, cotia, tatu, veado, coruja, felinos, e toda fauna, especialmente no ecossistema Cerrado. Parabéns por salvar vacas e matar animais silvestres!!! Vão morar na Índia!!!)

Abs

Samuel Vaz

 

©2010 Brasilrobotics | by Gamesh_