Dissecando um MP3 - Olhando por dentro do MP3

|


Essa última geração de gametas bem sucedidos ou geração do IPOD, que vivenciou a sucessão do MP3, MP4, MP10, IPAD, IPOD e outros deu um adeus a gangue do WalkMan com sua fita k7. Podemos dizer que essa geração analógica foi ceifada e o digital tem reinado soberano. Isso se reflete nos eletrônicos tanto áudio como vídeo. A qualidade de câmeras digitais chega a níveis de película antes digno apenas do cinema. Hoje analógico hoje é nostalgia.
Vamos desmontar um MP3 que nesse ponto de vista é um marco dessa transição.
Apresento as características básicas da tecnologia moderna encontrada nos atuais aparelhos eletrônicos.
Vamos desvendar esse universo?
   


Temos as imagens externas de um modelo de MP3 de 1Gb
Esse aparelho tem as funções de: Tocar musica em MP3, Gravar o som, Rádio FM, Display, Relógio, Gravar e mostrar arquivos como fotos e é recarregável.




Abaixo  já é possível ver  a bateria que é uma tecnologia moderna de lítium super leve e com alto poder de carga. Ela permitiu a compactação e portabilidade de tudo que pomos no bolso hoje.
Fornece umas tensão de 3.7V que é abaixo da 5V padrão dos eletrônicos mais antigos.

 O Display é colorido e permite mostrar os dados com precisão usando o conceito de Janela(windows) ou seja o usuário interage com ícones e é distanciado da linguagem de programação.



Abaixo vemos o Chip TEA5767 que nada mais é que um rádio FM digital em um único encapsulamento com as saídas de controle.

Temos aqui a visão do Microfone que capta o áudio da fala ou som ambiente e a vista das demais peças dispostas no equipamento


Temos um cristal de quartzo que é usado para marcar o tempo. É o mesmo usado nos relógios tradicionais de pulso. Ao receber energia vibra e assim cria uma base de tempo para as horas e data.
Como a única fonte de energia é da bateria de lipo interna se essa esgotar o tempo é zerado e é preciso ajustar novamente. Num PC ou note usa-se uma bateria extra(tipo relógio) de longa duração para não perder a referencia do tempo. É a bateria da placa mãe. Aparelhos mais modernos fazem atualização via internet ou GPS do tempo contornando essa tipo de problema.



 Abaixo o chip que é bem compacto. Este mais parece um transistor mas se trata de um CI que controla a carga da bateria de lipo.

 Atrás do do LCD temos o coração de todo o MP3 que é um microcontrolador. Nada mais é que um PC super compacto semelhante ao Arduino. Um código é gravado e ele executa as funções. Tudo que acontece passar por ele é a central de dados ou o cérebro do equipamento. Aqui é um marco muito grande pois esse componente permite atualizações usando linhas de comando e tem um poder de processamento de dados que nunca antes foi aplicado em larga escala. Monitora se um botão foi pressionado e dá o comendo para tocar uma música que está guardada na memória e ao mesmo tempo mostra a foto da capa do CD desta música. Tudo é tão rápido que nem nota-se que o processamento é sequencial(uma tarefa de cada vez) exatamente como acontece no seu PC ou Note.
As inovações nos novos equipamentos são fruto do aprimoramento desse dispositivo e a interação dele com as novas tecnologias. Seja uma bússola ou um GPS nos novos aparelhos de celular que rodam Android. Tudo é processado nele e jogado numa tela.

Abaixo temos uma Memória de 1Gb essa é a mesma usada em um pendrive. Aqui funciona da mesma forma: armazenando dados, gravando os arquivos de música, fotos e texto. Atualmente a capacidade desse mesmo componente é infinitamente maior a 1Gb e o custo é menor. Ele tem a função semelhante a de uma Fita K7 mas os dados são digitais e não analógicos.

Vemos que foi preciso mudar para continuar fazendo o mesmo.
As partes mecânicas foram eliminadas. restaram os botões de toque mas esses já não são mais necessários com as telas com sensibilidade ao toque.
A forte tendência da compactação cada vez maior é marcante.
Atualmente o maior limitante tem sido a: Eficiência energética x Velocidade de processamento. Um microcontrolador com alto processamento usa mais energia e aquece consumindo rápido a bateria . Para resolver precisa-se de uma maior bateria esta por sua vez gera maior peso e espaço o que não agrada. 
Futuramente microcontroladores mais eficientes e baterias mais compactas devem melhorar tudo.

Gostou? Incentive mais visitando:
LOJA do Brasilrobotics


2 comentários:

Unknown disse...

Qual era a música que vinha nele?

Alxhenr disse...

Vinham duas músicas, Hotel Califórnia e Say You, Say Me

 

©2010 Brasilrobotics | by Gamesh_